quinta-feira, 22 de setembro de 2011

3º ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS DE ENGENHEIROS CIVIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E CASTELHANA

3º ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS DE ENGENHEIROS CIVIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E CASTELHANA CURITIBA – 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2011.


A idéia foi lançada em Curitiba, em setembro de 2007, durante Seminário Internacional sobre Tendências Mundiais da Engenharia Civil, realizado por iniciativa da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC). A Ordem dos Engenheiros, de Portugal, encarregou-se de concretizá-la e realizou, em março de 2008, em Lisboa, o 1º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, reunindo representantes de 16 países: Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Macau, Moçambique, Paraguai, Porto Rico, Portugal, São Tomé e Príncipe e Uruguai.

Conforme decisão tomada em Lisboa, a ABENC assumiu o compromisso de organizar o segundo evento da série, vcom apoio do Confea, em Brasília, em dezembro de 2008, paralelamente com a WEC 2008. O 2º Encontro contou com a participação de 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Dos 16 países presentes no 1º Encontro, em Lisboa, apenas três não estiveram no evento de Brasília. O 2º Encontro teve a participação de seis representantes de países que não compareceram no 1º em Portugal. Portanto, 22 países estiveram representados em pelo menos um dos eventos.

No 1º Encontro decidiu-se criar o Conselho de Engenharia Civil dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana e no outro foi iniciada a elaboração do seu estatuto.

Os dois primeiros Encontros produziram importantes documentos: a Declaração de Lisboa e a Declaração de Brasília, que podem ser conhecidas em www.abenc.org.br


TEMÁRIO


1. Mercado da Engenharia Civil e formação profissional

2. Mobilidade profissional internacional e reconhecimento do exercício da profissão de Engenheiro Civil no exterior

3. Intercâmbio internacional de experiências sobre desenvolvimento, valorização e fortalecimento das entidades de Engenheiros Civis

4. Intercâmbio internacional de experiências sobre certificação profissional

5. Intercâmbio internacional de experiências sobre ensino da Engenharia Civil

6. Intercâmbio internacional de experiências sobre segurança do trabalho e valorização do trabalhador

7. Elaboração e aprovação da Declaração de Curitiba



PROGRAMA
29.11.2011 – 09h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00

30.11.2011 – 09h00 às 12h00, 14h00 às 16h00 e 19h30 às 22h30 (Solenidade de Encerramento)


LOCAIS
As sessões serão realizadas na Sala de Reuniões do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), na avenida Comendador Franco. A Solenidade de Encerramento terá por local o Salão de Atos do Parque Barigui

INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita para até dois representantes de cada entidade nacional. Para outros participantes a taxa de inscrição é de R$ 100,00.

TRANSPORTE
Para os participantes inscritos, será fornecido transporte entre o Centro de Curitiba e os locais do evento.

22 PAÍSES PARTICIPARAM DOS ENCONTROS ANTERIORES
ANGOLA
ARGENTINA
BOLÍVIA
BRASIL
CABO VERDE
CHILE
COSTA RICA
CUBA
EL SALVADOR
EQUADOR
ESPANHA
HONDURAS
MACAU
MÉXICO
MOÇAMBIQUE
PARAGUAI
PERU
PORTO RICO
PORTUGAL
REPÚBLICA DOMINICANA
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
URUGUAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário