quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SHO 2012 - Evento em Guimarães terá Apoio Institucional da ABENC

Em Guimarães - Portugal, 09 a 10 de Fevereiro de 2012, será realizado o SHO 2012 - OCCUPATIONAL SAFETY AND HYGIENE, promovido pela SPOSHO.






quinta-feira, 22 de setembro de 2011

3º ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS DE ENGENHEIROS CIVIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E CASTELHANA

3º ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS DE ENGENHEIROS CIVIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E CASTELHANA CURITIBA – 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2011.


A idéia foi lançada em Curitiba, em setembro de 2007, durante Seminário Internacional sobre Tendências Mundiais da Engenharia Civil, realizado por iniciativa da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC). A Ordem dos Engenheiros, de Portugal, encarregou-se de concretizá-la e realizou, em março de 2008, em Lisboa, o 1º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, reunindo representantes de 16 países: Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Macau, Moçambique, Paraguai, Porto Rico, Portugal, São Tomé e Príncipe e Uruguai.

Conforme decisão tomada em Lisboa, a ABENC assumiu o compromisso de organizar o segundo evento da série, vcom apoio do Confea, em Brasília, em dezembro de 2008, paralelamente com a WEC 2008. O 2º Encontro contou com a participação de 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Dos 16 países presentes no 1º Encontro, em Lisboa, apenas três não estiveram no evento de Brasília. O 2º Encontro teve a participação de seis representantes de países que não compareceram no 1º em Portugal. Portanto, 22 países estiveram representados em pelo menos um dos eventos.

No 1º Encontro decidiu-se criar o Conselho de Engenharia Civil dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana e no outro foi iniciada a elaboração do seu estatuto.

Os dois primeiros Encontros produziram importantes documentos: a Declaração de Lisboa e a Declaração de Brasília, que podem ser conhecidas em www.abenc.org.br


TEMÁRIO


1. Mercado da Engenharia Civil e formação profissional

2. Mobilidade profissional internacional e reconhecimento do exercício da profissão de Engenheiro Civil no exterior

3. Intercâmbio internacional de experiências sobre desenvolvimento, valorização e fortalecimento das entidades de Engenheiros Civis

4. Intercâmbio internacional de experiências sobre certificação profissional

5. Intercâmbio internacional de experiências sobre ensino da Engenharia Civil

6. Intercâmbio internacional de experiências sobre segurança do trabalho e valorização do trabalhador

7. Elaboração e aprovação da Declaração de Curitiba



PROGRAMA
29.11.2011 – 09h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00

30.11.2011 – 09h00 às 12h00, 14h00 às 16h00 e 19h30 às 22h30 (Solenidade de Encerramento)


LOCAIS
As sessões serão realizadas na Sala de Reuniões do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), na avenida Comendador Franco. A Solenidade de Encerramento terá por local o Salão de Atos do Parque Barigui

INSCRIÇÃO
A inscrição é gratuita para até dois representantes de cada entidade nacional. Para outros participantes a taxa de inscrição é de R$ 100,00.

TRANSPORTE
Para os participantes inscritos, será fornecido transporte entre o Centro de Curitiba e os locais do evento.

22 PAÍSES PARTICIPARAM DOS ENCONTROS ANTERIORES
ANGOLA
ARGENTINA
BOLÍVIA
BRASIL
CABO VERDE
CHILE
COSTA RICA
CUBA
EL SALVADOR
EQUADOR
ESPANHA
HONDURAS
MACAU
MÉXICO
MOÇAMBIQUE
PARAGUAI
PERU
PORTO RICO
PORTUGAL
REPÚBLICA DOMINICANA
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
URUGUAI

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ABENC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS CIVIS UNIDADE EUROPA E ORDEM DOS ENGENHEIROS DE PORTUGAL REALIZAÇÃO SEMINÁRIO INTERNACIONAL


SEMINÁRIO INTERNACIONAL
GESTÃO DA CONSTRUÇÃO
AS NOVAS TENDÊNCIAS DA ENGENHARIA NA CONSTRUÇÃO


O auditório da sede da Região Norte da Ordem dos Engenheiros acolhe no próximo dia 13 de Outubro o Seminário Internacional "Gestão da Construção.As novas tendências da engenharia na construção", uma organização da Ordem dos Engenheiros Região Norte e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis - ABENC.


No caso de estar interessado em participar, solicitamos que nos informem mediante o preenchimento do seguinte formulário.

Ordem dos Engenheiros Região Norte
Rua Rodrigues Sampaio, 123
4000-425 Porto
T - 22 207 13 00
F - 22 203 96 47
Email - marketing.comunicacao@oern.pt

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ABENC PROMOVE : 3.º CONGRESSO IBERO AMERICANO DE ENGENHARIA CIVIL - CURITIBA 2011











3.º CONGRESSO IBERO AMERICANO DE ENGENHARIA CIVIL
CURITIBA 2011

Como representante da ABENC, ALAEST e SOBES em território europeu, fui desginado a convidar importantes autoridades portuguesas e espanholas para este evento, que acontece em Curitiba de 30 de Novembro à 03 de Dezembro de 2011.







Site provisório: http://congressoiberoamericano​deengenhariacivil.com/







De Porto,Portugal convoco os engenheiros brasileiros a participarem deste importante evento.








segunda-feira, 6 de junho de 2011

ENEC 2011 - Encontro Nacional de Engenharia Civil de Portugal













A ABENC, esteve presente no ENEC 2011 - Encontro Nacional de Engenharia Civil de Portugal a convite da Ordem dos Engenheiros de Portugal, representado pelo Eng.º Guilherme Teodoro Buest.








TEMA:

Engenharia Civil - Desafios para o Futuro


O Encontro Nacional de Engenharia Civil, organizado anualmente pelo Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros, realizOU na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 21 de Maio de 2011.

Na difícil conjuntura que o País atravessa, são grandes os desafios com que o sector da Engenharia Civil se depara. A actual situação económica exige ao sector um esforço acrescido na busca de soluções sustentáveis que permitam à engenharia civil, por um lado, ultrapassar as actuais dificuldades e por outro lado, contribuir para a revitalização da economia nacional. Este esforço envolverá a inovação, a identificação dos sectores mais promissores e a definição de estratégias adequadas.

Neste contexto, o Colégio Nacional de Engenharia Civil pretende que o seu Encontro Nacional seja um espaço para reflexão e debate, focando-se em áreas que se afiguram interessantes na procura de soluções: a internacionalização, a mobilidade, a estratégia nacional de energia e a reabilitação do parque urbano. Para este efeito foram convidados conhecidos especialistas nacionais nestes temas.

A internacionalização do sector da construção civil será abordada na palestra de abertura, proferida pelo Eng. José Manuel Vital Morgado, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, EPE.

A mobilidade de mercadorias e passageiros, envolvendo caminhos-de-ferro, portos e estradas é um tema de grande actualidade, para o qual estão ainda previstos vultuosos investimentos, face à perspectiva de que Portugal venha a ser uma plataforma logística de excelência da Europa para o Atlântico Sul.

A Estratégia Nacional para a Energia 2020 representa uma forte aposta nas energias renováveis, destacando-se a energia hídrica, com duas vertentes principais: o Plano Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico, que envolve a construção de um significativo número de barragens, já concessionadas; a mini-hídrica, cujo objectivo de pleno aproveitamento do potencial identificado será conseguido no quadro dum plano estratégico de análise e licenciamento a definir.

A reabilitação do parque urbano é um sector com elevado potencial face às grandes carências existentes. É uma actividade que tem de responder a um número crescente de requisitos, envolvendo a defesa do património construído e a satisfação das necessidades da vida contemporânea, integrando valores sociais, ambientais e de sustentabilidade.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ABENC ESTARÁ PRESENTE NO SHO 2011




A ABENC EUROPA, estará presente no Evento Internacional SHO 2011, pela segunda vez consecutiva, consolidando o protocolo técnico que esxiste entre SPOSHO e ABENC.
A SPOSHO, Sociedade Portuguesa de Higiene e Saúde Ocupacionais realiza neste ano de 2011 mais um grande evento com presença de diversos países.